Quer envelhecer melhor?
A Modulação Hormonal Bioidêntica retarda o envelhecimento, estimulando a saúde e combatendo os sintomas da deficiência hormonal, a partir dos 40 anos.
O ser humano está fisiologicamente programado para envelhecer obedecendo a um processo evolutivo que pode ser acelerado ou retardado por factores físicos, psíquicos e ambientais. A questão que se coloca hoje é se podemos modular o processo de envelhecimento?
A resposta é SIM
Factores como a dieta alimentar desiquilibrada com insuficiência de minerais e vitaminas, a poluição ambiental, elevados níveis de stress, vírus, metais pesados associados ao sedentarismo crónico, estão a criar uma sociedade precocemente envelhecida e doente. Prova disto é o diagnóstico epidémico de doenças degenerativas, cancro, doença de Alzheimer, obesidade, hipertensão arterial, diabetes e outros desiquilíbrios hormonais. Cabe a cada um de nós uma atitude revolucionária de mudança centrada em pilares com benefício pessoal e protecção do planeta.
Modulação hormonal
As hormonas são substâncias químicas produzidas por glândulas especializadas no nosso organismo tendo como função modular toda a sua actividade física e psíquica. Com o envelhecimento associado a exposição tóxica ambiental e alimentar, a produção hormonal vai diminuindo, comprometendo o metabolismo corporal, sobretudo no eixo hipófise, tiroide, ovários e testículos. Consequentemente, vão-se verificando manifestações, como:
Perda de energia
Diminuição da massa e força musculares
Obesidade
Diabetes tipo II
Hipertensão
Diminuição da atividade cerebral (memória curta)
Diminuição da motivação e actividade sexual (líbido)
Depressão.
Hoje, com recurso a hormonas bioidênticas já é possível reequilibrar os níveis hormonais. As hormonas bioindênticas são réplicas das hormonas naturais que, pelas suas propriedades bio-protectoras, não apresentam efeitos nocivos para o ser humano. Habitualmente apresentam-se em forma de creme e a sua absorção é transdérmica (aplicada sobre a pele).
Assim, homens (andropausa) e mulheres (menopausa), podem usufruir dos efeitos protectores das hormonas ditas sexuais – estrogénios, progesterona e testosterona. Porém, os efeitos produzidos não se refletem só na esfera sexual, mas também na função psicomotora e cardíaca, porque são sistemas com maior número de receptores hormonais. As hormonas têm que interagir harmoniosamente entre si como se fossem membros duma orquestra sinfónica sendo a glândula tiroide a maestrina. O hipotiroidismo está a ser epidémico independente da idade do paciente, fruto da toxicidade ambiental e alimentar e da insuficiência de minerais como o magnésio, iodo, zinco e vitaminas.
Na consulta de modulação hormonal o paciente é visto como um todo. O objectivo é detectar e corrigir desiquilíbrios hormonais, minerais, vitamínicos, alimentares, cognitivos e físicos.