Doutor Mário Marques

Terapia Neural

Abertura-BASE-Verde.jpg

Quer uma saúde mais equilibrada?

A Terapia Neural trata o sistema nervoso vegetativo facilitando os mecanismos de autocura do organismo doente, na busca da sua própria ordem biológica mediante estímulos em pontos específicos do sistema nervoso.

 

Esta técnica terapêutica foi desenvolvida nos anos 20 do século passado pelos irmãos Huneke e baseia o seu funcionamento no uso injectável de um anestésico local - procaína - em diluições muito baixas. Todos os tecidos e órgãos do nosso organismo recebem informação e são regulados pelo Sistema Nervoso (SN). 

A Terapia Neural (TN) procura neutralizar irritações do Sistema Nervoso Vegetativo (SNV) que desencadeiam sintomas e/ou sinais de uma doença. Localiza onde está comprometida a rede nervosa para assim repará-la e permitir que o organismo volte a exercer a sua função com êxito. O SNV está presente no corpo humano, como se fosse uma central elétrica, com inúmeras fibras nervosas que transportam impulsos nervosos desde o cérebro até aos órgãos e tecidos. Todo este sistema está interconectado e qualquer dano numa fibra nervosa pode ter repercussões em regiões anatómicas insuspeitas.

Como um caso de um paciente que tinha, há vários anos, incapacidade dolorosa de meter a fralda da camisa nas calças com o braço direito. Após um estudo clínico e radiológico chegou-se à conclusão que o responsável desta situação era o siso inferior incluso inflamado que irritava o plexo braquial. A  extração deste siso fez desaparecer a incapacidade.

DIAGNÓSTICO​
O paciente é visto no seu todo e qualquer informação clínica ou imagiológica é valiosa. Por esse motivo antes da intervenção terapêutica é fundamental realizar uma história clínica exaustiva, exame físico específico, e exames complementares analíticos e imagiológicos de modo a orientar o médico na procura do local onde se encontram as fibras nervosas irritadas.

COMO ACTUA?
São feitas aplicações de uma diluição (2%) de procaína em soro, em pontos específicos. Este preparado tem um efeito repolarizador sobre as fibras nervosas afectadas, equilibrando o seu potencial eléctrico e a sua função. O mais importante não é o preparado, mas onde ele é aplicado.

​A QUEM É INDICADA?
A qualquer pessoa, incluindo crianças, independentemente da doença que tenha. Alguns motivos de consulta mais frequentes são: dores osteoarticulares crónicas ou agudas, dores musculares ou tendinosas, enxaqueca, alergias, asma e outras afeções respiratórias, psoríase e outras afeções da pele, infecções de repetição, doenças genito-urinárias, nevralgias, ansiedade e depressão.

COMO FUNCIONA A CONSULTA?
A primeira consulta tem a duração de aproximadamente 1 hora na qual se realiza a história de vida do paciente, o exame físico e se inicia o tratamento. Normalmente, as consultas seguintes têm uma frequência mensal, salvo em casos específicos avaliados pelo clínico. Na consulta, são indicadas modificações alimentares positivas, suplementação alimentar, bem como outros hábitos no sentido de depurar e equilibrar o organismo.

REACÇÕES
É frequente uma resposta favorável rápida. Após a terapia as pessoas sentem-se relaxadas. Contudo, devido ao efeito de auto-regulação, nos dias seguintes pode haver sensação de cansaço ou prostração que diminuem progressivamente. Em alguns casos há um agravamento inicial e depois uma melhoria franca. Como a dor é individual e subjectiva, há pessoas que se queixam mais e outras menos, mas de todas as formas é um tratamento bem tolerado pela maioria das pessoas, inclusive por aquelas que dizem ter pânico de agulhas.

Convém frisar que a Terapia Neural para ter sucesso  tem que se integrar num conceito terapêutico multidisciplinar, tais como modulação hormonal, fisioterapia, osteopatia, orientação alimentar, exercício físico, acupuntura, técnicas de meditação e outras mais...

Marcar consulta