Doutor Mário Marques

Terapia Neural

Abertura-BASE-Verde.jpg

Quer uma saúde mais equilibrada?

A Terapia Neural modula o sistema nervoso vegetativo facilitando os mecanismos de autocura do organismo, na busca da sua própria ordem biológica mediante estímulos em pontos específicos do sistema nervoso utilizando a procaína como elemento desencadeador desta terapêutica.

 

Esta técnica terapêutica foi desenvolvida nos anos 20 do século passado pelos irmãos Huneke e baseia o seu funcionamento no uso injectável de um anestésico local - procaína - em diluições muito baixas. Todos os tecidos e órgãos do nosso organismo recebem informação e são regulados pelo Sistema Nervoso (SN). 

A Terapia Neural (TN) procura neutralizar irritações do Sistema Nervoso Vegetativo (SNV) que desencadeiam sintomas e/ou sinais de uma doença. A sua função consiste em restaurar bloqueios da rede nervosa de modo a permitir que o organismo volte a exercer a sua função com êxito. O SNV está presente no corpo humano, como se fosse uma central elétrica, com inúmeras fibras nervosas que transportam impulsos nervosos desde o cérebro até aos órgãos e tecidos. Todo este sistema está interconectado e qualquer dano numa fibra nervosa pode ter repercussões em diversas regiões anatómicas.

Por exemplo, uma cicatriz resultante da cirurgia da apendicite poderá ser responsável por episódios recorrentes de infecções urinárias.

COMO ACTUA?
São feitas injecções de procaína 2% diluída em soro, em pontos específicos previamente seleccionados com base no diagnóstico. Tem como efeito repolarização das células nervosas afectadas, equilibrando o seu potencial eléctrico e a sua função.

​A QUEM É INDICADA?
A qualquer paciente, sujeito a um estudo prévio das patologias associadas. Alguns motivos de consulta mais frequentes são: dores osteomioarticulares crónicas ou agudas, enxaqueca, alergias, asma e outras afeções respiratórias, afeções da pele, infecções de repetição, doenças genito-urinárias, nevralgias, ansiedade e depressão.

COMO FUNCIONA A CONSULTA?
A primeira consulta tem a duração de aproximadamente 1 hora na qual se realiza a história de vida do paciente, o exame físico e é realizada a primeira sessão. As sessões seguintes têm uma frequência variável, de acordo com a avaliação e progressão do quadro clínico. Dependendo do quadro clínico, o médico poderá sugerir outro tipo de consulta com recurso a uma investigação analítica geral e específica tais como o estudo hormonal, estudo de metais pesados, estudo virológico com tipagem linfocitária, suplementação alimentar e indicação de hábitos adequados da dieta alimentar.

REACÇÕES
É frequente uma resposta favorável rápida. Após a terapia as pessoas sentem-se relaxadas. Contudo, devido ao efeito de auto-regulação, nos dias seguintes pode haver sensação de cansaço ou prostração que diminuem progressivamente. Como a dor é individual e subjectiva, há pessoas que se queixam mais e outras menos, no entanto a terapia neural é geralmente bem tolerada.

É importante realçar que a Terapia Neural é uma ferramenta terapêutica que não deve funcionar isoladamente. O sucesso terapêutico depende da integração multidisciplinar de várias valências como a modulação hormonal, a dieta alimentar, o exercício físico, as terapias manuais ayurvédicas, entre outras que se revelem importantes no processo individual de cura.

Marcar consulta